Primeira dupla bicampeã pan-americana de vôlei de praia

Atletas conquistaram o primeiro lugar nos Jogos do Rio de Janeiro, em 2007 e em Guadalajara, no México, no ano de 2011

9458 Acessos
Imprimir
Primeira dupla bicampeã pan-americana de vôlei de praia
Larissa França e Juliana Felisberta da Silva, que formam a primeira dupla brasileira bicampeã pan-americana no vôlei de praia, conquistaram a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. De virada, as atletas derrotarem as chinesas Zhang Xi e Xue Chen, garantindo o terceiro lugar na competição.

A dupla já liderou o ranking mundial e é uma das mais vitoriosas do vôlei de praia nacional de todos os tempos: são mais de 100 títulos. Entre as diversas conquistas, além dos ouros em Pan-Americanos, elas foram campeãs do Mundial de Vôlei de Praia, em 2011 e possuem o hexacampeonato do Circuito Mundial.

Larissa nasceu em Cachoeiro de Itapemirim – ES, em 14 de abril de 1982, e Juliana, em Santos – SP, no dia 22 de julho de 1983. A dupla se formou no ano de 2004 e inúmeras vezes foi considerada a melhor do mundo no esporte, pela Federação Internacional.

Bicampeãs Pan-Americanas
As jogadoras conquistaram duas vezes o ouro nos Jogos Pan-Americanos, feito inédito para o Brasil. A dupla Juliana e Larissa ficou em primeiro lugar no vôlei de praia no Rio de Janeiro, em 2007 e em Guadalajara, no México, no ano de 2011.

Outros recordes
Juliana e Larissa possuem diversos outros recordes que merecem destaque. Ao lado da dupla Adriana e Shelda, elas possuem o maior número de conquistas de Circuito Mundial de Vôlei de Praia, totalizando seis títulos.

Elas também são recordistas de finais consecutivas no Circuito Banco do Brasil (BB), totalizando 20; em número de títulos consecutivos no circuito, com 11; e em número de conquistas de etapas do Circuito Mundial em um mesmo ano, com oito.

As jogadoras ainda formam a dupla com maior invencibilidade no Circuito BB, com 60 jogos sem perder; maior número de conquistas de etapas no Circuito Mundial, com 42; e maior premiação em dinheiro do Campeonato Mundial no esporte.

Títulos separados
Contando os títulos separadamente, Larissa é a maior vencedora de torneios do Circuito Mundial, com 45 (considerando somente etapas do circuito e Copa do Mundo). Em segundo lugar está a parceira Juliana, que tem 44 vitórias.

Nos Jogos de Pequim
Nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, as jogadoras deveriam atuar juntas, mas uma lesão tirou Juliana do torneio na China. Na oportunidade, Larissa teve Ana Paula como companheira elas foram eliminadas nas quartas de final.

Modalidade olímpica
O vôlei de praia feminino entrou para o circuito olímpico em 1996, em Atlanta, nos Estados Unidos. As primeiras campeãs do torneio, que conquistaram o ouro, foram Jacqueline Silva e Sandra Pires, jogadoras brasileiras.


Fontes: Revista Veja, Federação Internacional de Voleibol, Confederação Brasileira de Voleibol, Blog oficial de Larissa e Juliana
Redação: Fátima Pires