Primeira medalha olímpica do Brasil no peso ligeiro do judô

Nos Jogos de Londres, atleta brasileiro conquista o bronze na categoria até 60kg

11/08/2012
4524 Acessos
Imprimir
Primeira medalha olímpica do Brasil no peso ligeiro do judô
O judoca Felipe Eidji Kitadai registrou seu nome nos Jogos de Londres, ao conquistar o bronze, a primeira medalha olímpica do Brasil no peso ligeiro do judô (categoria até 60kg).

Bolsista do Ministério do Esporte, o atleta, que agora está no RankBrasil, ganhou o bronze no dia em que completou 23 anos de idade. A medalha do judoca também foi a primeira que o país obteve nas Olimpíadas de 2012.

Desde 2009, Kitadai integra a Seleção Brasileira de Judô. Em 2010, ele foi ouro na Copa do Mundo em Roma, na Itália. Na competição, o brasileiro ganhou notoriedade no esporte ao vencer o único tricampeão olímpico da história do judô, o japonês Tadahiro Nomura.

Outras conquistas
Kitadai nasceu em 28 de julho de 1989, na cidade de São Paulo. O judoca também conquistou a medalha de ouro nos Jogos da Lusofonia, em Portugal, em 2009, e no ano de 2010, obteve o bronze na Copa do Mundo de São Paulo e a prata no Campeonato Pan-Americano.

Em sua categoria, o atleta ainda ficou em primeiro lugar no Pan-Americano de Guadalajara, no México, em 2011. Os Jogos de Londres foi o primeiro torneio olímpico da carreira do brasileiro, já saindo medalhista.



Curiosidade olímpica
Logo após obter o terceiro lugar nas Olimpíadas, Kitadai passou por uma situação inusitada. Enquanto tomava banho, ele deixou cair e quebrou a medalha de bronze. O judoca acabou ganhando uma nova medalha do Comitê Olímpico Internacional (COI).


Fontes: Ministério do Esporte, Portal Terra e Time Brasil
Redação: Fátima Pires