Fenômeno natural com maior número de cores

A ilusão de ótica, que entra para o RankBrasil, é causada pela refração da luz solar em gotas d’água

04/03/2012
6955 Acessos
Imprimir
Fenômeno natural com maior número de cores
O arco-íris é o Fenômeno natural com maior número de cores. São sete no total: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta.

Na realidade se trata de uma ilusão de ótica, que acontece quando o sol brilha sobre a chuva.

Ou seja, o arco-íris é causado pela refração da luz solar nas gotas d’água presentes na atmosfera.

Desse processo, apenas algumas cores são captadas pelos olhos das pessoas. Na prática, a visualização do fenômeno depende da posição do observador.

Refração
A refração é o processo de desvio do feixe de luz solar, que ao passar de um meio material para o outro sofre um atraso.

Isso acontece porque um lado da onda de luz desacelera primeiro que o outro, causando a separação das cores de acordo com a frequência.

É exatamente o que a gota da chuva faz com os raios de sol, ou seja, ao passar do ar para a água, a luz sofre uma refração, desvia no interior da gota e depois passa por uma nova refração ao sair da chuva.

O formato
Quando as gotas d’água refratam a luz solar, as cores se separam de acordo com sua frequência em ângulos diferentes com relação ao observador.

Assim, apenas uma cor estará posicionada em um ângulo visível para quem observa. Todas as outras gotas ao redor desta refratarão a mesma cor em direção ao observador, formando uma faixa larga que caracteriza o arco-íris.

Nome
O arco-íris também é chamado arco-celeste, arco-da-aliança, arco-da-chuva e arco-da-velha. O nome vem da mitologia grega, onde ‘Íris’ era uma deusa que deixava um rastro multicolorido ao atravessar os céus.

Aliança com Deus
Uma das crenças sobre o arco-íris é que ele representa uma aliança de Deus com os seres vivos, logo após o Dilúvio e a história da Arca de Noé.

O arco colorido significa a garantia de Deus de que nunca mais vai inundar a Terra. Assim, depois de cada chuva o símbolo da promessa divina aparece.


Fontes: Brasil Escola, InfoEscola e Wikipédia
Redação: Fátima Pires