Primeira usina comercial de energia solar

Recorde é da empresa do grupo EBX, de propriedade do empresário Eike Batista

07/07/2012
4132 Acessos
Imprimir
Primeira usina comercial de energia solar
Imagem: divulgação
Em operação desde julho de 2011, a Primeira usina comercial de energia solar do país é a MPX Tauá, do Grupo EBX, de propriedade do empresário Eike Batista.

Com capacidade de gerar 1 megawatt, suficiente para abastecer 1,5 mil residências, a usina recordista está localizada na cidade de Tauá, no sertão do Ceará, a 344 km da capital Fortaleza.

O local foi escolhido pelo elevado índice de radiação solar ao longo de todo o ano. A opção também ocorreu pelo município se destacar em infraestrutura e por seus projetos tecnológicos inéditos no país.

Em uma área de aproximadamente 12 mil metros quadrados, a MPX Tauá conta com 4.680 painéis fotovoltaicos para converter a energia solar em elétrica. O investimento custou R$ 10 milhões e gerou 70 empregos diretos.

O projeto prevê a ampliação da capacidade da usina para até 50 MW. Para fazer a expansão e gerar 5 MW, o grupo EBX já tem autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e licença da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace).

Prêmio ECO
A MPX Tauá foi premiada com o ECO 2011, que reconhece as empresas que adotam práticas socialmente responsáveis. O prêmio foi pela Usina Solar de Tauá ser o primeiro empreendimento de geração de energia a partir do sol da América Latina, conectado à rede elétrica.

MPX
Integrante do Grupo EBX, a MPX é uma empresa diversificada de energia, com negócios complementares em geração elétrica e exploração e produção de gás natural na América do Sul. Através de empreendimentos arrojados, a MPX tem a visão de gerar energia com baixo impacto ambiental.


Fontes: MPX e Revista Exame
Redação: Fátima Pires