Maior fruto produzido por uma árvore

Com peso normal entre três e 15kg, em raridade a fruta recordista pode chegar a 60kg e 90 centímetros de comprimento

26/06/2012
13751 Acessos
Imprimir
Maior fruto produzido por uma árvore
Imagem: divulgação
A jaca é o Maior fruto produzido por uma árvore no Brasil, com peso normal de três a 15kg, embora em raridade pode chegar a 60kg.

A fruta recordista mede entre 22 e 90cm de comprimento e de 13 a 50cm de diâmetro. Rica em carboidratos, fibras e minerais, a jaca contém vitamina A, C e do complexo B.

Seu interior é formado por vários gomos e cada um contém um grande caroço recoberto por uma polpa cremosa, viscosa e muito aromática. A polpa constitui de 25 a 40% do peso total da fruta.

Com maturação entre 180 a 220 dias, apresenta cor amarelada e superfície áspera com pequenas saliências. Tem forma oval ou arredondada. As frutas são classificadas basicamente em jaca dura, com frutos maiores e polpa firme, e jaca mole, com frutos menores e mais doces.



Consumo
A jaca pode ser consumida in natura, em doces, compostas e licores. As sementes, cozidas e sem pele, também podem ser utilizadas como aperitivo, e o bagaço serve para produção de sucos, geleias e doces.

Jaqueira
Árvore tropical, a jaqueira foi trazida da Índia para o Brasil no século XVIII. Pode chegar a 20m de altura e o tronco a mais de um metro de diâmetro. Adaptada em todo território nacional, é cultivada na região Amazônica e costa tropical brasileira, do Pará ao Rio de Janeiro.

Uso medicinal
A raiz da jaqueira é utilizada no combate de doenças de pele e asma, além de febre e diarreia. Aquecidas, suas folhas são usadas para cicatrização. A fruta também serve para preparação de xaropes, seus caroços agem contra prisão de ventre e o leite da jaca é empregado em casos de irritação dos olhos.


Fontes: Brasil Escola, Saúde pelas Plantas, Portal São Francisco, Toda Fruta
Redação: Fátima Pires