Maior teatro a céu aberto do país

Espaço cultural possui 100 mil metros quadrados, o equivalente a 10 campos de futebol

23/06/2012
68126 Acessos
Imprimir
Maior teatro a céu aberto do país
Imagem: divulgação
Nova Jerusalém é o maior teatro a céu aberto do Brasil. O espaço cultural possui ao todo 100 mil metros quadrados, o equivalente a 10 campos de futebol.

A construção é uma réplica da sagrada Jerusalém (capital de Israel), com lagos artificiais, nove palcos, 70 torres e uma muralha de 3,5 mil metros de extensão.

Situado em Fazenda Nova, distrito de Brejo da Madre de Deus, a cidade-teatro impressiona pela arquitetura, sendo uma das maiores atrações turísticas do Estado de Pernambuco. Por sua história e incontestável importância, em 2009, o teatro recordista recebeu o título de Patrimônio Cultural, Material e Imaterial de Pernambuco, através da Lei nº 13.726.

Espetáculo Paixão de Cristo
No ano de 1951, um comerciante local começou a realizar pelas ruas da pequena vila de Fazenda Nova, no período da Semana Santa, a encenação da vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo, tradição que deu vida à cidade-teatro de Nova Jerusalém.

Réplica
A ideia de construir uma réplica da Judeia sagrada surgiu em 1962, mas foi concretizada em 1968. Desde então, o espetáculo da Paixão de Cristo acontece dentro das muralhas do teatro de Nova Jerusalém, atraindo espectadores do Brasil e do mundo.

Idealizador
O gaúcho Plínio Pacheco foi o idealizador da cidade-teatro. Ele chegou à Fazenda Nova em 1956, enquanto a Paixão de Cristo ainda era interpretada nas ruas da vila. Envolvido na coordenação da encenação do espetáculo, ele correu atrás de um sonho e fez história, deixando seu legado.

Brejo da Madre de Deus
Localizada a cerca de 200 km de Recife – PE, Brejo da Madre de Deus tem área de 762km² e um cenário peculiar, com formação rochosa, chão árido e clima frio.

Diversos filmes já foram realizados no município, entre eles, ‘A vingança dos doze’ e ‘Terra sem Deus’. O local também serviu como paisagem para a gravação do clipe da música ‘Leão do norte’, do cantor e compositor pernambucano Lenine.


Fontes: Teatro de Nova Jerusalém, G1, Governo do Estado de Pernambuco e Portal Terra
Redação: Fátima Pires