Maior bloco de pedras à beira mar do Brasil

Com base de gnaisse e topo de granito, monumento natural atinge 842 metros acima do nível do mar

18/06/2012
7922 Acessos
Imprimir
Maior bloco de pedras à beira mar do Brasil
Imagem: divulgação
A Pedra da Gávea é o maior bloco de pedras à beira mar do Brasil, também considerada a maior do mundo. Com base de gnaisse e topo de granito, o monumento natural atinge 842 metros acima do nível do mar.

Inserida no Parque Nacional da Tijuca, a pedra recordista fica entre os bairros de São Conrado, na Zona Sul e Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Em um de seus lados, a Pedra da Gávea tem a imagem de um rosto, que é atribuído aos mistérios da natureza. Por sua localização e características, sempre foi uma referência para navegadores.

Somente em 1830, expedições alcançaram o topo da pedra e desde então, o local recebe grande número de visitantes através das trilhas e encostas rochosas, perfeito para a prática do montanhismo.

Para chegar ao topo são 1.670 metros, em uma das trilhas mais cansativas e perigosas do Parque da Tijuca. Quem se aventurar, a recompensa é certa: a Pedra da Gávea possui um mirante que é considerado o mais espetacular do Rio de Janeiro.

Lendas
A pedra recordista traz muitas lendas, especialmente por sua estranha forma e seu rosto enigmático. Entre as histórias mais surpreendentes estão que o monumento pode ser um portal para outra dimensão, uma base de discos voadores ou um túmulo de reis.

Ecossistema
Com ecossistema característico da Mata Atlântica secundária, na Pedra da Gávea ainda existem resquícios de matas originais nos pontos de difícil acesso. O monumento abriga árvores de todos os portes, além de bromélias e orquídeas, entre espécies que só são encontrados na região.

Parque Nacional da Tijuca
O Parque Nacional da Tijuca tem 3.953 hectares de área, é um fragmento do bioma da Mata Atlântica e parte integrante da Reserva da Biosfera do Rio de Janeiro. Criado em 06 de julho de 1961, é vinculado ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, do Ministério do Meio Ambiente.


Fontes: R7, Parque Nacional da Tijuca, Instituto Terra Brasil e Wikipédia
Redação: Fátima Pires