Cidade com maior número de idiomas oficiais

No município da Amazonas, além do português foram reconhecidas as línguas nheengatu, tukano e baniwa

12/05/2012
5850 Acessos
Imprimir
Cidade com maior número de idiomas oficiais
São Gabriel da Cachoeira – AM é a Cidade com maior número de idiomas oficiais do Brasil, sendo também o único município quadrilingue.

Em um caso inédito na federação brasileira foram reconhecidas, além do português, as línguas nheengatu, tukano e baniwa, que são faladas pela maioria dos habitantes.

A oficialização dos idiomas aconteceu através da Lei Municipal 145, de 22 de novembro de 2002, proposta pelo então vereador indígena Camico Baniwa.

O projeto foi elaborado em parceria com o Instituto de Investigação e Desenvolvimento em Política Linguística (Ipol), a pedido da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (Foirn).

Oficialização
Um dos motivos da oficialização de outros idiomas é o fato de São Gabriel da Cachoeira possuir a Maior população indígena do país, abrangendo mais de 20 etnias da raça. De um total de 37.300 habitantes, 29.017 são índios, o equivalente a quase 80% da população.

Características
São Gabriel da Cachoeira possui 109.184,896 km², sendo sua maior parte pura Floresta Amazônica, o que torna propícia a habitação de índios. As terras indígenas correspondem a aproximadamente 80% do território municipal.

Uma das consequências em relação ao número de índios e à oficialização de outras línguas é que São Gabriel da Cachoeira foi a primeira cidade brasileira a eleger prefeito e vice-prefeito indígenas, em 2008.

O município também merece destaque por abrigar o Parque Nacional do Pico da Neblina, que dá acesso ao Ponto mais alto do Brasil, com 2.993,8 metros de altitude.

LÍNGUAS

Nheengatu
O nheengatu é conhecido também como nhengatu, nhangatu ou língua geral da Amazônia. É uma língua materna de parte da população cabocla do interior amazônico.

Tukano
Conhecida também como betoia, a língua tucana é composta por um conjunto de idiomas falados na região norte do Brasil.

Baniwa
O Baniwa é uma língua falada principalmente na fronteira do Brasil com a Colômbia e Venezuela. Também é conhecida como baniba, baniua do içana, baniva, dakenei, issana, maniba, possuindo vários dialetos.


Fontes: Terra, Globo Amazônia, Agência Brasil, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Wikipédia
Redação: Fátima Pires