Rede social mais utilizada no Brasil

Já são aproximadamente 65 milhões de usuários no país. Em todo o planeta, a rede conta com mais de um bilhão de utilizadores

25/01/2013
8071 Acessos
Imprimir
Rede social mais utilizada no Brasil
Brasil é o segundo maior país em número de usuários do Facebook
O Facebook entra para o RankBrasil por ser a Rede social mais utilizada no país. Com aproximadamente 65 milhões de usuários, o Brasil só perde para os Estados Unidos, que tem cerca de 166 milhões (dados de janeiro de 2013).

Em todo o planeta são mais de um bilhão de utilizadores, responsáveis por mais de três bilhões de comentários e curtidas diariamente.

O Facebook também já registrou mais de um trilhão de ‘curtir’ (recurso criado em 2009) e mais de 200 bilhões de fotos publicadas. Se fosse um país, a rede social seria o terceiro maior do mundo, atrás da China, que tem 1,34 bilhão de habitantes e da Índia, com 1,21 bilhão.

Criação
A rede social recordista foi lançada oficialmente em 04 de fevereiro de 2004. Sua criação aconteceu em um alojamento da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, inicialmente como lista de contato online para universitários.

Entre os fundadores estão o norte-americano Mark Zuckerberg, o brasileiro Eduardo Saverin, o Mais jovem bilionário do país, além dos estudantes Dustin Moskovitz e Chris Hughes. Inicialmente a rede era restrita aos alunos da instituição, mas depois foi aberta para outras universidades, estendendo-se posteriormente em um ritmo acelerado para o mundo inteiro.

Conexão com o mundo
O objetivo do Facebook é o mesmo desde o seu início: configurar um espaço online gratuito aos internautas, no qual as pessoas possam encontrar virtualmente umas às outras, dividindo opiniões e compartilhando dados e fotografias.

A rede social também oferece a opção aos usuários de participarem de uma ou mais comunidades, como colégios, cidades, empresas, clubes, entre outras tantas existentes, geralmente com a função de entretenimento. Um dos grupos especiais criado recentemente é direcionado a escolas e universidades, permitindo que alunos, funcionários e professores troquem informações em um ambiente privado.

Filme e livro
O sucesso do Facebook deu origem ao filme ‘Rede Social’, lançado em 2010 e ao livro ‘Bilionários por acaso’, que foi publicado no mesmo ano, do autor norte-americano Bem Mezirch.

Instagram
No início de abril de 2012, o Facebook fez sua primeira grande aquisição, com a compra do Instagram. O aplicativo permite que usuários adicionem efeitos especiais às fotos tiradas pelo celular, para o compartilhamento das imagens nas redes sociais.


Fontes: SocialBakers e Revista Exame
Redação: Fátima Pires