Parque com maior número de pegadas pré-históricas

Recorde é do complexo localizado no Estado da Paraíba, que possui mais de 50 tipos de sinais de pés desses animais

20/02/2012
8054 Acessos
Imprimir
Parque com maior número de pegadas pré-históricas
Foto: João Fábio Soares
O Vale dos Dinossauros, que fica no Estado da Paraíba, entra para o RankBrasil por ser o Parque com maior número de pegadas de dinossauros do país.

Com extenso acervo paleontológico, o parque estadual possui mais de 50 tipos de pegadas de animais pré-históricos. Os sinais dos pés de dinossauros estão espalhados ao longo da bacia do rio do Peixe, em uma área de 700 quilômetros quadrados.

Os rastros são todos fossilizados. O mais importante é do dinossauro iguanodonte, que tinha três metros de altura, cinco metros de comprimento e pesava aproximadamente quatro toneladas. O animal viveu na região há cerca de 130 milhões de anos.

Além de receber destaque pelo recorde brasileiro, o Vale é cientificamente reconhecido como um dos lugares mais importantes para realização de estudos paleontológicos, recebendo estudiosos do Brasil e de diversas partes do mundo.

Outra atração do parque estadual são as várias réplicas dos dinossauros, que de acordo com pesquisas, viveram no sertão paraibano entre 65 e 250 milhões de anos atrás.

O Vale ainda disponibiliza aos visitantes 22 trilhas, abrangendo as cidades de Sousa, Antenor Navarro, Aparecida e Brejo das Freitas. A entrada é gratuita e mais informações podem ser obtidas através do site oficial do parque.


Fontes: UOL Ciência e Saúde e Vale dos Dinossauros
Redação: Fátima Pires