Maior site de buscas

Diariamente, Google rastreia 20 milhões de páginas e 30 trilhões de URLs. Por mês, são cerca de 100 bilhões de buscas realizadas em todo o planeta

16/08/2012
11996 Acessos
Imprimir
Maior site de buscas
Foto: RankBrasil
O Google entra para o RankBrasil como o Maior site de buscas. Com início em janeiro de 1996, através de um projeto universitário, é atualmente considerado a maior fonte de pesquisa do Brasil e também do mundo.

Em média, conforme dados divulgados pela própria empresa em agosto de 2012, o Google rastreia diariamente 20 milhões de páginas e 30 trilhões de URLs. Por mês, são cerca de 100 bilhões de buscas feitas em todo o planeta.

De acordo com pesquisa da consultoria Experian Hitwise, realizada no mesmo ano, o Google apresentou 82,97% de participação em buscas no Brasil. O trabalho de medição durou quatro semanas e se estendeu até o dia 26 de maio.

O nome de domínio Google foi registrado em 15 de setembro de 1997, com a formalização da empresa em 04 de setembro de 1998. No ano de 2009, o site já registrava mais de um bilhão de solicitações de pesquisa.

A ideia de criar o site surgiu de uma parceria entre Larry Page e Sergey Brin, estudantes de Ciências da Computação da Universidade de Stanford, na Califórnia, Estados Unidos. Eles se uniram para o desenvolvimento de um mecanismo de pesquisa chamado BackRub.

Mais tarde, os estudantes decidiram mudar o nome do mecanismo para Google, um trocadilho da palavra ‘googol’, termo matemático para o número representado pelo dígito 1, seguido de cem dígitos 0. O nome foi escolhido para refletir a missão da dupla de organizar uma quantidade aparentemente infinita de informações na web.

Idiomas
Depois do sucesso do site de busca em inglês, em maio de 2000 o Google lançou as dez primeiras versões em outros idiomas, inclusive em português. Nos dias atuais, o site abrange praticamente todas as linguagens utilizadas por usuários da internet.

AdWords e barra de ferramentas
Também em 2000, o Google lançou o AdWords, programa de geração própria de anúncios, com segmentação de palavras-chave e feedback de desempenho. No mesmo ano, a empresa lançou a barra de ferramentas Google, um plug-in para navegadores que torna possível realizar pesquisas sem visitar a página inicial do Google.

Imagens e Google Notícias
Em 2001, a pesquisa de imagens do Google foi lançada, oferecendo inicialmente acesso a 250 milhões de imagens. Em setembro do mesmo ano, a empresa disponibilizou o Google Notícias, com as principais informações do mundo.

Google Print
No ano de 2003, a empresa lançou o Google Print, que mais tarde se tornou a Pesquisa de Livros do Google, trazendo pequenos trechos de livros nos resultados de pesquisa. Anos depois a pesquisa passou a oferecer downloads gratuitos em PDF de livros de domínio público.

Orkut e Gmail
Com o objetivo de inserir o Google nas redes sociais, em janeiro de 2004 a empresa lançou o Orkut. No mesmo ano, disponibilizou o Gmail, serviço gratuito de webmail.

SMS e pesquisa no Desktop
Em outubro de 2004 a empresa lançou o Google SMS, que é o Serviço de Mensagem de Texto através do aparelho celular. No mesmo mês, foi apresentada a Pesquisa do Google no Desktop, sendo possível pesquisar por arquivos e documentos armazenados no disco rígido, usando a tecnologia Google.

Google Earth
Ainda em 2004, comprou a Keyhole, empresa de mapeamento digital cuja tecnologia se tornou mais tarde o Google Earth, um serviço de mapeamento com base em imagens de satélite, com visualização em 3D. Posteriormente, através do recurso Street View, o Google Earth disponibilizou vistas panorâmicas de 360° na horizontal e 290° na vertical.

Analytics e Tradutor
Em 2005, a empresa lançou o Google Analytics, voltado para a medição do impacto de sites e de campanhas de marketing. No ano de 2007 introduziu o seu próprio software de tradução no Google Tradutor, serviço virtual gratuito, de tradução instantânea de textos e websites.

YouTube
O Google anunciou a compra do YouTube em outubro de 2006. Fundado em fevereiro de 2005, o YouTube é o mais popular site que permite aos usuários carregarem e compartilharem vídeos em formato digital.

Chrome
Em 2008, ocorreu o lançamento do Chrome, navegador em código aberto. No ano de 2011, pesquisas mostraram que ele já era o navegador mais utilizado no Brasil.

Google Instant
No ano de 2010, a empresa disponibilizou o Google Instant, ferramenta que prevê o que o internauta está buscando e mostra resultados de pesquisa para que ele obtenha rapidamente o que está procurando.

Tecnologia Android
O Android é um sistema operacional para dispositivos móveis, como celulares, smartphones e tablets, que tem como base o núcleo do Linux. A tecnologia foi desenvolvida pelo Google, a partir de 2005 e em janeiro de 2012 já existiam mais de 400 mil aplicações disponíveis para Android.

Google Plus
A rede social Google Plus foi lançada em junho de 2011, com o objetivo de agregar serviços sociais da empresa, além de introduzir características novas, como grupos de amigos, sugestões de conteúdo, chat por vídeo e chat em grupo.

Doodle
O Google costuma comemorar datas importantes para a humanidade com doodles, uma logomarca especial na página inicial do site. O primeiro doodle surgiu em 1998, para informar aos usuários que os fundadores do Google estavam fora do escritório e participavam de um festival.

Outros serviços
O Google oferece muitos outros serviços aos usuários, entre eles, Google AdSense – anúncios para sites, Google Alerts – notificações por email das últimas novidades e Blogger – para criação de blogues.


Fontes: Revista Veja, Google e G1 Tecnologia e Games
Redação: Fátima Pires