Menor marionete manipulável

Medindo apenas 16mm, o recorde é de Ronaldo Anunciação dos Santos, de Osasco - SP

06/12/2008
9623 Acessos
Imprimir
Menor marionete manipulável
O RankBrasil levou em 2008, ao palco do programa ´Tudo é Possível´, da Rede Record, a Menor marionete manipulável do país.

A obra, que mede apenas 16mm, foi construída pelo marionetista residente em Osasco - SP, Ronaldo Anunciação dos Santos, de 45 anos, mais conhecido como ´Ronald´.

Apesar de ser minúscula, a marionete pedala e faz todos os movimentos perfeitamente. O recordista conta que levou um ano e sete meses para que ela ficasse pronta.

Para a fabricação da obra, esculpida em madeira marfim, e de sua bicicleta, foram necessários também arame, metal, fios e tintas. O marionetista revela que fez várias pesquisas para definir o material mais adequado para a montagem.

Natural de Salvador - BA, onde participou de sua primeira oficina de marionetes, ´Ronald´ trabalha há mais de 20 anos com esta arte, que consiste em movimentar bonecos através da manipulação de cordéis.

Para ganhar mais experiência na área, ele conta que passou um mês fazendo um curso de aperfeiçoamento no Paraná.

Ao terminar, montou uma marionete de cerca de 3cm para presentear uma amiga. A partir daí, surgiu a ideia de construir uma marionete ainda menor, que resultou na monociclista ganhadora do recorde.

Após anos se apresentando em shoppings, ruas e praças, o recordista afirma estar muito feliz com a conquista do recorde e a repercussão do fato em sua carreira.

“Construir esta marionete foi um desafio, pois muitas pessoas me questionavam sobre o motivo de confeccionar uma obra tão pequena. Acredito que várias portas se abrirão com a divulgação do meu trabalho para todo o país, através do RankBrasil", destaca.


Redação: Keyla Barros
Revisão: Fátima Pires