Escritora com maior número de livros artesanais vendidos

Com 1.010 livros já vendidos, o recorde é de Rosane Bergmann Vorpagel, conhecida em Toledo - PR como a ´Escritora do Campo´

03/03/2010
78577 Acessos
Imprimir
Escritora com maior número de livros artesanais vendidos
Rosane Bergmann Vorpagel, de Toledo - PR, é a Escritora com maior número de livros artesanais vendidos do Brasil, recorde homologado em 2010.

A recordista, conhecida em sua cidade como a ´Escritora do Campo´, produziu artesanalmente 10 títulos, com fabricação de aproximadamente 1.010 livros já vendidos.

Segundo Rosane, entrar para o Livro dos Recordes Brasileiros é uma maneira de seu trabalho ser reconhecido nacionalmente.

A obra ´Rosas Feridas´, que fala da relação entre o bullying e a epilepsia, é a preferida da autora. O bullying, práticas de abuso moral cometidas nas escolas, a escritora e a irmã foram vítimas na infância. Além disto, Rosane é portadora da epilepsia.

Os livros também falam de histórias que se passam no campo, a relação do agricultor com a terra e os animais. Trata da colonização e da influência dos imigrantes e das culturas alemãs e italianas, dos índios e de como tudo isso fez da região em que vive um lugar tão produtivo.

"Minha inspiração está em qualquer coisa que acho que pode ficar legal numa história, escrevo por amor ao que faço", conta a escritora.

Os livros
A recordista começou a publicar livros artesanais há aproximadamente seis anos e quem vendeu sua primeira obra foi sua mãe, para uma senhora analfabeta que comprou para os netos. Atualmente, os livros são vendidos em lojas, casas e para pessoas que se interessam pelo trabalho.

A mãe e a irmã também ajudam na linha de montagem, feita com materiais simples como papel, tinta, grampo e cola. Aos poucos, a escritora foi vencendo as dificuldades e ganhando destaque.

Títulos das obras
1. ´Um Lugar Sagrado´
2. ´Uma Agradável Surpresa´
3. ´Uma Nova Chance´
4. ´Rosas Feridas´
5. ´Infâmia´
6. ´Águas de Prata´
7. ´A Força de uma Promessa´
8. ´Casa da Pedra´
9. ´Confiança Mútua´
10. ´Um Homem Enfeitiçado´


Redação: Raquel Susin
Revisão: Fátima Pires